PE: 2ª fase de operação contra rachadinha prende 3 pessoas

A investigação atinge a Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife

qua, 29/07/2020 - 08:39

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira (29), a Operação Rateio II, que investiga um suposto esquema de rachadinha na Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Desta vez, estão sendo cumpridos 3 novos mandados de prisão preventiva, todos referentes a agentes públicos. 

A autorização das prisões foi expedida  pela 1ª Vara Criminal da Comarca do Cabo de Santo Agostinho. De acordo com informações iniciais, os detidos seriam ligados ao vereador Flávio do Fórum (PL), preso na última quinta-feira (23) e afastado das atividades parlamentares.

Estão sendo investigados crimes de peculato, falsidade documental e frustração do direito trabalhista. A apuração está sendo realizada desde junho de 2019, conduzida pela delegada Isabela Porpino, adjunta da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECCOR), do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

De acordo com o elucidado pela delegada na última quinta, Flávio Átila da Silva Leiteo é suspeito de ter se apropriado de quase 90% dos salários dos servidores do gabinete. “Está sendo apurado o esquema de rachadinha que consistia na apropriação indevida por parte do vereador. As investigações apontam que ele se apropriava de quase 90% dos salários das pessoas lotadas no gabinete”, informou a responsável pela investigação. 

O esquema de rachadinha desviou um total de R$ 2,6 milhões. Além da prisão, Flávio do Fórum também foi afastado do cargo por 170 dias. A operação Rateio I também cumpriu mandados de busca e apreensão, sendo um deles contra o presidente da Câmara, Neto da Farmácia (PDT).

COMENTÁRIOS dos leitores