PSOL pede impeachment do ministro André Mendonça

Pedido é provocado por conta de um dossiê feito pelo Ministério da Justiça que investigou 579 servidores intitulados como "antifascistas"

por Jameson Ramos sab, 15/08/2020 - 16:45
Isac Nóbrega/PR Pedido vai ser analisado pela PGR Isac Nóbrega/PR

Bancada do PSOL protocolou um pedido de impeachment do ministro da Justiça, André Mendonça, pela produção de um dossiê sobre servidores públicos antifascistas e que fazem oposição ao governo Bolsonaro (sem partido).

Pedido foi protocolado nesta sexta-feira (14), na Procuradoria Geral da República. O dossiê em questão foi elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contra 579 servidores federais e estaduais identificados como "antifascistas".

PSOL aponta que André Mendonça cometeu um ato de infração à Constituição Federal e a tratados internacionais de direitos Humanos, além de crime de responsabilidade. Por conta disso, o partido pede o afastamento imediato do ministro e alerta sobre a possibilidade de destruição de provas.

Na terça-feira (11), o Ministério da Justiça e Segurança Públicas negou a entregar ao Ministério Público Federal (MPF) uma cópia do dossiê. Em resposta à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, do Rio Grande do Sul, a pasta justificou que o pedido precisaria ser encaminhado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, por envolver diretamente um ministro de Estado - e mesmo que a PGR faça a solicitação, a pasta aponta que os dados podem não ser enviados por se tratar das atividades de inteligência.

LeiaJá também

-> Ministro demite diretor que fez dossiê sobre críticos

COMENTÁRIOS dos leitores