70% da população não quer que Lula se candidate em 2022

O dado é de um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas

por Vitória Silva sex, 18/09/2020 - 14:18
Agência Brasil/Arquivo Agência Brasil/Arquivo

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (18), aponta que 70% dos brasileiros não querem que  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volte às urnas nas eleições presidenciais de 2022. Além disso, 65% dos entrevistados sequer acreditam que ele será o principal rival de Bolsonaro, caso venha a disputar a presidência. As informações foram divulgadas pela revista Veja.

O público petista, que apoia uma nova candidatura, é representado por 26%. Já os que acham que, sim, Lula pode representar uma ameaça à reeleição bolsonarista, somam 30%.

Quanto ao posicionamento da Justiça, no caso, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o passe de Lula às próximas eleições, 64% dos ouvidos pelo instituto quer que o STF proíba a candidatura do petista, que chegou a ser preso e condenado por corrupção, após investigações na Lava Jato. Já 31% dizem que a Justiça não deveria interferir no registro de candidatura, deixando o ex-presidente concorrer.

Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Paraná Pesquisas ouviu 2.008 brasileiros em todas as unidades da federação. A confiabilidade da pesquisa é de 95,0%, para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,2% para os resultados gerais.

COMENTÁRIOS dos leitores