Feitosa: 'Bandido que enfrentar a Guarda vai levar bala'

Em entrevista ao LeiaJá, o coronel defendeu reformas na segurança pública, apontou

por Vitória Silva sex, 18/09/2020 - 13:49
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta sexta-feira (18), o LeiaJá entrevistou o candidato Alberto Feitosa (PSC), um dos rostos na disputa pela chefia da Prefeitura do Recife. Durante a conversa, o prefeiturável falou sobre a gestão de um novo Recife, “verde e amarelo”, e desenvolveu as suas propostas para setores da gestão pública, como a educação, a saúde e a segurança pública. Entrevista aconteceu via live no YouTube e foi conduzida pela subeditora de política do LeiaJá, Giselly Santos.

Coronel da Reserva da Polícia Militar, Feitosa defendeu a soberania da corporação e deixou claro que, na sua gestão, não haverá lugar para o crime. “Bandido que enfrentar a Guarda Municipal ou a minha Polícia Militar vai levar bala. Lugar de bandido que reage é na cadeia ou no cemitério. A minha ordem será essa”, pontuou, mas também explicando que essa não será a única via condutora da sua segurança pública, ao falar sobre assistência à população na área social.

Saudando a própria experiência na PM, afirmou de maneira retórica que não há, dentro do espectro de candidatos à PCR, alguém melhor do que ele para cuidar da segurança pública do Recife. “Eu tenho certeza que o recifense vai identificar em mim a melhor condição de segurança pública. Já que Paulo Câmara não lidera, eu vou liderar”, completou. Como proposta, disse que, mais do que armar a guarda municipal, ele vai “motivar e treinar; esses treinamentos podendo ser feitos por policiais militares, nas academias da Polícia Militar ou até mesmo da Polícia Civil. Vou dotar o guarda municipal de equipamentos, tecnologia e inteligência nas ações”, completou. 

Sobre a gestão da máquina pública, mostrou-se a favor de “enxugar” a quantidade de secretarias, e falou que trabalhará com quatro eixos na eventual gestão, proposta apresentada no dia 18 de agosto, através da sua “plataforma de governo”. O candidato disse que a sua intenção é utilizar os recursos direcionados às secretarias e redirecioná-los para áreas de maior necessidade. Sobre a própria administração, ele a resumiu em “pulso firme, liderança e estratégia no planejamento da gestão”, e ainda falou sobre subdividir por regiões e bairros a administração dessas áreas.

“Tem 94 bairros na cidade do Recife, e cada bairro terá um representante, um administrador que será escolhido por mim, ouvindo as lideranças comunitárias e o vereador mais votado daquela região”, explicou.

Em menção à “cidade das lonas”, como apelidou o Recife, referindo-se às condições de saneamento e proteção civil, Feitosa falou que possui propostas de diagnóstico das barreiras e encostas, e que também pedirá diretamente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, por ajuda, através de recursos financeiros com essa destinação específica.

Alberto Feitosa já esteve à frente da Secretaria de Saneamento do Recife (Sanear) e diz que essa será uma das principais preocupações do seu governo. “Nós vamos levantar, diagnosticar e fazer um projeto definitivo. E mais, tanto na questão do saneamento básico, como na das encostas, (investir em) educação comunitária”, completou.

O candidato mencionou também a sua intenção de zerar as filas para realização de exames, no âmbito da saúde, e a proposta de uma consultoria internacional acerca da mobilidade urbana da cidade, através de um Programa de Manifestação de Interesse (PMI).

Para saber de todas as propostas do candidato, assista à entrevista completa, no canal do LeiaJá no YouTube:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores