Gleisi diz que o TSE estimula a abstenção nas eleições

Deputada fez a avaliação ao comentar a possibilidade do eleitor justificar o voto através do aplicativo e-Título

qui, 01/10/2020 - 11:36
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann disparou contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (1º). A petista disse que a Justiça Eleitoral tem estimulado a abstenção de votos nas eleições deste ano, marcadas para novembro, ao permitir que o cidadão justifique uma eventual ausência no pleito usando o aplicativo e-Título

No Twitter, Gleisi classificou a ação como uma espécie de "intervencionismo" do TSE no processo político nacional e afirmou que o Congresso Nacional precisa se manifestar diante da alternativa apresentada.

"Isso é um verdadeiro estímulo a abstenção. O papel do TSE não é este. Deve inovar para assegurar o direito e o dever do voto. O intervencionismo da Justiça Eleitoral está cada vez maior no processo político e partidário. O Congresso precisa se manifestar", escreveu a petista. 

O TSE anunciou a adoção da medida nessa quarta-feira (30). A opção, segundo o órgão, também vai facilitar a justificativa da ausência do voto diante da pandemia do novo coronavírus. Até o último pleito, quem precisasse justificar o voto precisava ir até uma seção eleitoral, preencher a justificativa e entregar ao mesário.

COMENTÁRIOS dos leitores