Felipe Carreras denuncia campanha de seu próprio partido

Com a publicação de um vídeo, o deputado aponta descumprimento de normas sanitárias em campanha eleitoral e questiona os critérios do atual governo em relação à liberação de eventos no Estado

qua, 07/10/2020 - 09:49
Divulgação O deputado Carreras fez um paralelo entre as campanhas e o setor de eventos Divulgação

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) usou sua conta oficial no Instagram, no fim da noite da última terça (6), para questionar os critérios do governo estadual em relação à liberação do setor de eventos. Com imagens de uma campanha do próprio PSB, nas quais se vêem pessoas aglomeradas e até sem máscara, o parlamentar questionou “a falta de critérios e argumentos coerentes por parte do poder público em relação às regras para setores da economia”. 

Desde o início da campanha eleitoral 2020, no dia 27 de setembro, vários flagrantes de aglomeração tomaram as redes sociais. De acordo com decisão da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE),  os atos públicos relativos ao processo eleitoral deverão seguir os protocolos de segurança sanitários estaduais e federais com o objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus. Sendo assim,  eventos de pré-campanha, como convenções partidárias, ou da própria campanha, como passeatas, carreatas e reuniões, não poderão provocar aglomerações e todos os participantes devem estar de máscara e fazendo o devido distanciamento social. 

No entanto, vários são os candidatos que já descumpriram com essas normas. Em determinada ocasião, o prefeito do município de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB) chegou a pedir uma máscara emprestada a um apoiador para posar para uma foto. 

Em sua postagem, Felipe Carreras questiona os critérios de realização das campanhas fazendo um paralelo com a situação do setor de eventos. “Isso está acontecendo em todo Brasil. Enquanto isso, teatros, cinemas, bares, restaurantes estão cheios de protocolos. Enquanto isso, profissionais do setor de entretenimento que querem trabalhar e sustentar suas famílias de forma digna, estão proibidos de ter o seu sustento. Vocês acham isso justo que o poder público está fazendo?”. 

Reabertura

Um dia após o início da campanha eleitoral, em 28 de setembro, um novo decreto estadual liberou, com restrições, o retorno de eventos sociais como casamento, batizados, aniversários e festas bem como do funcionamento de  cinemas, teatros e apresentações.  A liberação contempla a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste de Pernambuco. A liberação corresponde à fase nove do Plano de Convivência com a Covid-19. 

COMENTÁRIOS dos leitores