Dirigente do PT deixa gestão do PSB, mas questiona Marília

Oscar Barreto entregou o cargo de secretário de Saneamento Básico do Recife e disse que não pretende dar trégua a Marília Arraes na cobrança da defesa das bandeiras do PT

qui, 15/10/2020 - 11:53
LeiaJáImagens/Arquivo LeiaJáImagens/Arquivo

O dirigente petista Oscar Barreto entregou o cargo de secretário de Saneamento Básico do Recife, nesta quinta-feira (15). Ele seguia no governo do prefeito Geraldo Julio (PSB) apesar do PT concorrer ao comando da prefeitura contra a legenda pessebista, com a candidatura de Marília Arraes. Oscar é um dos integrantes do PT que se colocava a favor da manutenção da aliança com o PSB. 

Em nota divulgada à imprensa, ele salienta que entregou o cargo para cumprir uma determinação do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, relativa às eleições municipais no Recife.

“Essa mesma orientação partidária estabelece que, no que diz respeito ao grave e desafiador cenário nacional, todo filiado ao PT deve assumir os pilares do compromisso político que temos com o país. E é o que espero ver protagonizado pela candidatura do nosso partido, no âmbito local. É urgente a defesa das conquistas sociais que os governos de Lula e Dilma acumularam. É preciso que um posicionamento claro seja adotado, sem negligenciar nossas bandeiras, sem relativizações do processo de desmonte promovido pelo Governo Federal. Não se pode ser complacente com esta atitude”, observa no comunicado.

No mesmo momento, ele realizou uma coletiva com veiculação no seu perfil do Instagram. Oscar afirmou que deixa a gestão para poder seguir questionando a candidatura de Marília sem estar sendo acusado de que faz isso apenas por estar no governo do PSB.  

“Estamos saindo do governo para cobrar da candidata do PT, que há mais de 8 meses não cumpre com a resolução do Partidos dos Trabalhadores. Ela não colocou na sua agenda a boa política. Saio para cumprir a tarefa de defender o legado do PT que ela não defende. Não é só o problema da bandeira e do símbolo, que são muito importantes. É muito mais o conteúdo político. Vou trabalhar a partir de agora, sem o problema de estar no governo. Não vamos dar trégua a uma campanha que não tem política, não tem cor, não tem compromisso e não tem lado. É fundamental para Pernambuco que o PT que tem lado tenha lado”, argumentou Barreto. 

“Até agora ela não falou uma palavra contra o governo Bolsonaro no seu guia. A candidata não está a favor das bandeiras do PT. É preciso que se adote o conjunto. Não somos vermelho mais ou menos ou desbotado, somos vermelho de verdade”, emendou, fazendo referência ao não uso maciço dos símbolos petistas na campanha de Marília.

O LeiaJá entrou em contato com a candidata por meio da assessoria de imprensa, mas Marília optou por não se posicionar sobre o assunto.

COMENTÁRIOS dos leitores