Alexandre de Moraes assume inquérito contra Bolsonaro

O ministro foi sorteado para ser relator da investigação que apura a interferência do presidente no comando Polícia Federal

por Victor Gouveia qua, 21/10/2020 - 09:30
Reprodução/Flickr/MPMG O ministro já é o responsável pelo inquérito das fake news no STF Reprodução/Flickr/MPMG

O inquérito que investiga a suposta tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de interferir na Polícia Federal (PF) tem um novo relator. A investigação será comandado pelo ministro Alexandre de Moraes. A escolha é decorrente de um sorteio, ocorrido nessa terça-feira (20), que já havia sido indicado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux.

Antes de ser redistribuído para Moraes, o relator do processo era o ministro Celso de Mello, que se aposentou no início deste mês. Caso Fux não tivesse determinado o sorteio eletrônico pelo sistema do STF, a investigação cairia no colo do ministro que vai ocupar a vaga de Celso.

Para a cadeira vazia do STF, Jair Bolsonaro já havia indicado o desembargador federal Kassio Nunes Marques, que está sendo sabatinado pelo Senado nesta quarta-feira (21).

A investigação que sobrou para Alexandre de Moraes – já responsável pelo inquérito das Fake News, que mira a relação de aliados de Bolsonaro com propagação de informações falsas e ataques na internet - foi instaurada após a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Ao dar adeus ao Governo, ele afirmou que o presidente tentou intervir indevidamente no comando da PF para benefício de amigos e familiares. Bolsonaro nega a interferência e chegou a chamar Moro de 'Judas', em alusão ao que entendeu como uma traição.

COMENTÁRIOS dos leitores