Ciro diz que Bolsonaro e Doria vivem 'disputa mesquinha'

Na avaliação do pedetista, a briga diante da vacina contra o novo coronavírus é 'perigosa'

sex, 23/10/2020 - 12:14
José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou, nesta sexta-feira (23), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estão travando uma "disputa mesquinha" diante da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Na avaliação de Ciro, a briga é perigosa. 

"Desde o início da pandemia, Bolsonaro atua com demagogia e irresponsabilidade, apostando com a vida dos brasileiros. O resultado, doloroso, todos estamos vendo: mais de 155 mil vidas perdidas", escreveu no Twitter.

"Para piorar, neste momento que o mundo inteiro trabalha na busca por uma vacina para salvar vidas, Bolsonaro e Dória dão o pior exemplo, com uma disputa mesquinha. Essa briga, por sinal, chega a ser perigosa, uma vez que só gera mais incerteza e amedronta nossa população", emendou o ex-candidato do PDT à Presidência em 2018.

Apesar da disputa entre o mandatário nacional e o tucano, Ciro também acredita que a ciência e as pesquisas sobre o novo coronavírus seguirão avançando. "A ciência, no entanto, não deve ficar no meio dessa disputa, e seguirá avançando. Cabe a todos brasileiros e brasileiras seguir exigindo que a saúde seja a prioridade", finalizou.

Os argumentos do pedetista são expostos na mesma semana em que Bolsonaro desautorizou a compra de 46 milhões de doses do imunizante, anunciada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na terça (20). Uma disputa política norteia os bastidores do cancelamento, uma vez que a vacina tem base de insumos da China e está sendo produzida em São Paulo, Estado gerido por Doria que deve ser adversário de Bolsonaro em 2022. 

COMENTÁRIOS dos leitores