PE: eleitores se aglomeram, sem máscaras, em campanhas

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram candidatos liderando eventos com multidões em cidades como Poção e São Lourenço da Mata

seg, 26/10/2020 - 10:54

A pandemia da Covid-19 ainda não acabou e diversas cidades do mundo vivem uma segunda ou até terceira onda de surto da doença, mas em Pernambuco, apesar da queda nos índices segundo dados do governo, eleitores e candidatos parecem não estar levando tão a sério a possibilidade de infecção. Vídeos divulgados nas redes sociais, mostram atos de postulantes ao comando de alguns municípios liderando eventos com multidões, inclusive, de pessoas sem máscaras - item apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como essencial para conter a proliferação do coronavírus. 

O LeiaJá recebeu imagens de uma caminhada que aconteceu nesse domingo (25), em Poção, no Agreste do Estado. No vídeo, é possível contar as pessoas que aparecem usando máscaras. E não há distanciamento entre os presentes. O evento faz parte da campanha do candidato Merson Vasconcelos (MDB). Poção é uma cidade com a estimativa de 11.300 habitantes, de acordo com o IBGE. Segundo o boletim epidemiológico estadual desse domingo, o município registrou 91 casos de Covid-19, sendo 9 em estado grave.

Embed:

O retrato em Poção não é isolado. Em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife - cidade que já chegou a estar entre as com o maior índice de letalidade da Covid-19 -, redes sociais de alguns candidatos publicam registros de momentos de aglomeração. O prefeito da cidade, Bruno Pereira (MDB), que busca reeleição é um deles. O mesmo se repete com os eventos do adversário, Vinicius Labanca (PSB). 

São Lourenço, aponta o site do Ministério da Saúde, registrou 136 óbitos pela Covid-19. No boletim estadual, constam 1.069 casos da doença, sendo 369 graves.  

Outros registros também foram divulgados pela página Recife Ordinário no Instagram, um de São Lourenço da Mata e outro de Olinda, também na RMR, de um evento de campanha do prefeito e candidato à reeleição, professor Lupércio (SD). A Márim do Caetés, segundo dados do Ministério da Saúde, já soma 505 mortes por Covid-19 e 6,4 mil casos.

´

COMENTÁRIOS dos leitores