Pergunta Eleitor: moradores do Cabo pedem por melhorias

Com o dia de votação se aproximando, o LeiaJá percorreu as ruas do Cabo de Santo Agostinho para saber dos moradores o que precisa ser melhorado pelo futuro prefeito

por Jameson Ramos qua, 11/11/2020 - 17:39

O dia da votação para escolher vereadores e prefeitos se aproxima e será realizado no próximo domingo (15). Nesta reta final, o LeiaJá percorreu as ruas do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, para perguntar ao eleitor como anda a cidade e o que ele espera que a próxima gestão melhore no município.

Maior parte dos moradores do Cabo entrevistados relatam que a cidade passa por diversos problemas. Nesta reportagem, os eleitores destacaram a Segurança, Saúde, Educação, Lazer e Transporte, como você pode conferir no vídeo.

Embed:

Na tentativa de dar espaço para todos os candidatos a prefeito da cidade do Cabo, nossa equipe de reportagem entrou em contato com todos, mas apenas os candidatos Ezequiel do PT e Keko do Armazém (PL). 

-> Pergunta Eleitor: população de Jaboatão cobra candidatos

-> Pergunta Eleitor: populares cobram candidatos de Paulista

-> Pergunta Eleitor: candidatos de Olinda respondem populares

-> Pergunta Eleitor: candidato expõe planos para Camaragibe

Populares reclamam da insegurança no Cabo, o que o candidato promete fazer se eleito prefeito?

Ezequiel do PT

Candidato elencou as suas propostas

Criar o Centro de Monitoramento de CFTV - (Circuito fechado de Tv) municipal;  instalar unidades de monitoramento descentralizar; criar e implementar o Programa educativo Ande Legal; fazer parceria com o governo do Estado a delegacia civil; criar o Sistema Municipal Integral de Segurança Pública.

Keko do Armazém (PL)

Durante minha gestão à frente da Prefeitura Municipal do Cabo, recebi o prêmio pela redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), estipulado pelo Pacto Pela Vida, da Polícia Militar, e esse resultado reforça nossa responsabilidade com a segurança pública do nosso município. Será um compromisso meu com a população cabense reativar as câmeras de videomonitoramento nas vias e escolas públicas, ampliar o número de guardas municipais, além de políticas efetivas na prevenção e assistencialismo às pessoas que sofrem violência.

Moradores do Alto da Bela Vista, no Cabo, relatam que precisam chegar de madrugada no posto de saúde para poder pegar uma ficha e se consultar com o médico. Além disso, reforçam que faltam especialistas e que falta medicamentos nas unidades. Como o candidato conseguirá melhorar essa situação? 

Ezequiel do PT

Candidato elencou as suas propostas para a área

Aperfeiçoar e tornar eficiente o SUS no município; construir o hospital da mulher com com diversas especialidades; construir o hospital da pessoa idosa; construir a clínica da saúde do homem; ampliar e agilizar o acesso ao atendimento médico e aos exames solicitados.

Keko do Armazém (PL)

Infelizmente, a falta de médicos e de medicamento de uso contínuo tem sido uma realidade no último ano desta gestão. Se eleito, irei retomar o avanço na saúde cabense, e um dos investimentos é a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal.  Outra prioridade é a modernização do sistema de saúde, que busca integrar os dados de cada paciente para otimizar os atendimentos médicos e diagnóstico mais rápidos. Também é nossa prioridade contratar equipes médicas, valorizar os agentes de saúde, ampliar os exames laboratoriais e implantar o Medicamento em Casa, além de construção e revitalização das Unidades Básicas de Saúde. 

População quer um maior investimento na educação municipal das crianças, além de áreas de lazer e esporte para os jovens da periferia. O que o candidato pensa em fazer para essas áreas?

Ezequiel do PT

Implementar a política de formação continuada, dos profissionais da educação com ênfase em direitos humanos, numa formação direcionada para a história da África e História do Brasil. Criar Programa de Cultura nas escolas, com promoção de oficinas artísticas e culturais.

Instituir o Programa de Educação de Profissional e capacitação em convênios com universidades, IFPE e SENAI. Combater o racismo institucional nas organizações públicas em suas diferentes políticas, planos e programa de ação; criar e implementar Caminho da Universidade, e elaborar programa de incentivo e permanência de estudantes em universidades, faculdades, instituto federal e cursos técnicos, com a garantia de transportes para os estudantes noturnos.

Garantir a comprar dos produtos produzidos pela  agricultura familiar, e amolação da oferta da alimentação escolar; possibilitar os alunos da Rede municipal a conclusão do ensino fundamental I e II, com aprendizado e conhecimento adequado, conforme a Lei de Diretrizes da Educação básica.

Propostas para a área do lazer

Criar e implementar o Programa Municipal de Esportes amador e lazer; valorizar o artista cabense com a realização de eventos culturais e de lazer nas praças e outros espaços públicos; criar pólos gastronômicos e de lazer; criar e implantar a caravana de artes,cultura e lazer , para levar entretenimento para todas as áreas do município; resgatar e ampliar os eventos tradicionais entretenimento, já realizados no município.

Keko do Armazém (PL)

Respondo com muita tranquilidade à essas perguntas, pois fui o prefeito que mais investiu na educação do nosso município. Deixei duas creches-modelos em construção, Pontezinha e Gaibu, e a população já recebeu esses equipamentos tão importantes, além de valorização dos professores municipal. Está em meu plano de governo, a retomada das creches que foram fechadas pela atual gestão, implantar escola integral, reformar a Biblioteca Municipal Central e suprir a falta de professores da rede municipal de ensino com a criação de um cadastro de reserva. Já para o desenvolvimento cultural e esportivo da educação, iremos ampliar o número de bandas escolares possibilitando a participação de campeonatos regionais, incentivar feiras multiculturais e realizar jogos escolares nas diferentes modalidades. 

Moradores do Cabo reclamam que a gestão atual mudou as kombis por microônibus, mas esses veículos continuam não dando conforto e constantemente vivem cheios. O que o candidato promete fazer para melhorar o transporte coletivo da cidade?

Ezequiel do PT

Candidato elencou as suas propostas

Integrar o sistema de transporte das praias, dos bairros e engenhos; fazer parcerias entre taxistas, porto de Suape, Ipojuca e cidade do cabo; modernizar e ampliar a frota de transportes urbano e rural; Integrar o sistema municipal de transporte o transporte complementar.

Keko do Armazém (PL)

Fui o prefeito parceiro das cooperativas, inclusive na minha gestão de 360 dias, realizei mudança na lei em que limitava o transporte nos microônibus de 21 lugares ampliando para 28 passageiros por veículo. Iremos incentivar a criação de novas linhas de ônibus, por meio de parcerias com empresas e cooperativas para ofertar linhas de créditos que possibilitem a renovação da frota.

COMENTÁRIOS dos leitores