Mendonça ingressa com notícia crime no MP contra fake news

Além disso, o democrata teve um vitória na Justiça Eleitoral contra uma militante do PSB

por Jameson Ramos qui, 12/11/2020 - 18:39
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Ação foi divulgada pela assessoria do democrata Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM) ingressou na Justiça Eleitoral solicitando que encaminhe uma notícia crime ao Ministério Público Eleitoral para a instauração de um inquérito na Polícia Federal para que sejam identificados os autores e responsáveis pelo compartilhamento de um vídeo que, segundo afirma o democrata, é falso no WhatsApp.

No vídeo que circula nas redes é dito que Mendonça teria nomeado o esposo de Priscila Krause, candidata à vice-prefeita, Jorge Branco, para um suposto conselho vinculado ao Ministério da Educação, gerido por Mendonça durante o governo Temer. Jorge ganharia por essa sua participação quase R$ 17 mil.

A assessoria do democrata afirma que os advogados de Mendonça apresentaram documentações que comprovam que Jorge Branco foi indicado para o Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que é uma empresa de direito privado, sem fins lucrativos e ligada a Confederação Nacional de Agricultura e que não teria vínculo com MEC.

“Fake news é crime e a gente combate com a Lei. Não adianta tentar manchar a minha vida e a minha trajetória pública, e nem a de Priscila Krause, uma mulher combativa, que sempre enfrentou a corrupção e denunciou as várias irregularidades nas gestões do PSB”, afirmou Mendonça.

Retirada de Fake News

Depois de postar uma notícia falsa de que o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), teria dito que era preciso "enxugar regalias dos professores para equilibrar os cofres de estados e municípios", a juíza da 7ª Zona Eleitoral do Recife determinou que a militante do PSB, Jacira Melo de Lima apague a postagem feita no Facebook.

Na decisão, a juíza aponta que "é inegável que a finalidade da propagação desse tipo de imagem/mensagem é atrair ao receptor a reflexão sobre as atitudes que formam a pessoa e o político Mendonça Filho". A assessoria do democrata afirma que Jacira é militante e cabo eleitoral de um candidato do PSB que tenta a vaga de vereador do Recife.

Na decisão, a juíza Dra. Virgínia Gondim Dantas entendeu que a propagação deste tipo de notícia inverídica tem o objetivo de desequilibrar o pleito eleitoral, com base no disposto do art. 38, §§ 1º e 6º, da Resolução TSE 23.610./2019. A magistrada também pontuou que a suposta notícia já foi “desmentida por diversas vezes, através da viabilização do direito de resposta, por meio de decisões judiciais, inclusive, nos autos da Representação 0600365-95.2018.6.17.0000, a qual o TRE/PE determinou a remoção do mesmo conteúdo”. 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores