João e Marília vão para o segundo turno no Recife

As pesquisas de voto já indicavam a disputa entre os herdeiros da Família Arraes

dom, 15/11/2020 - 23:03
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

A preferência pelo candidato da situação, João Campos (PSB), foi correspondida nas urnas, neste domingo (15). Com 29,17% dos votos válidos, o deputado federal vai disputar a Prefeitura do Recife com Marília Arraes (PT), que conquistou 27,95%. O resultado para o segundo turno acirrou ainda mais a já tradicional competição familiar. O candidato do DEM, Mendonça Filho ficou na terceira posição, com 25,11% dos votos. 

As pesquisas do Datafolha e IBOPE, divulgadas um dia antes do pleito, nesse sábado (14), já indicavam a ampla vantagem de João. O representante do PSB alcançou 34% e 39% nas intenções de voto dos entrevistados pelas respectivas empresas. Desde o início da campanha, ele não perdeu a liderança nas projeções da eleição no Recife.

Já Marília, reverteu a desconfiança nacional que recai sobre o PT e constatou o tradicional alinhamento dos recifenses com o partido. Durante a campanha, a candidata passou de desacreditada à papel destaque e foi crescendo nas pesquisas. No último levantamento referente às intenções de voto, a deputada federal assumia 25% e 26%, respectivamente, e já era esperada como a adversária com o primo no segundo turno.

Mais próximos do cobiçado cargo de gestor municipal, os candidatos deixaram para trás Mendonça Filho (DEM), Delegada Patrícia (Podemos), 14,06%; Carlos Andrade Lima (PSL), 1,74%; Charbel Maroun (Novo), 0,48%; Coronel Feitosa (PSC), 0,18%; Cláudia Ribeiro (PSTU), 0,15% e Thiago Santos (UP), 0,15%. 

O que esperar do Segundo Turno

Agendado para o dia 29 de novembro, o segundo turno que define o futuro Prefeito de Recife segue em aberto. No entanto, os índices de rejeição contra os postulantes à disputa, também apresentados pelo IBOPE, dão uma pequena vantagem à candidata do PT.

João Campos sofre as consequências dos erros da gestão do PSB e 26% dos eleitores abordados afirmaram que não votaria nele. Enquanto Marília Arraes possui uma pequena diferença, com 23% da rejeição. Em relação ao quarteto destaque da Eleição do Recife, a dupla assumiu as posições mais inferiores. Atrás da Delegada Patrícia (Podemos), com 42%, e Mendonça Filho (DEM), com 27%.

COMENTÁRIOS dos leitores