No Recife, apesar da regra, eleitor quase vota sem máscara

O TSE emitiu uma determinação que obriga os cidadãos a irem exercer o voto, neste domingo, usando máscaras para evitar a proliferação da Covid-19

por Lara Tôrres dom, 15/11/2020 - 14:46
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Apesar da determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exige o uso de máscaras, nem todos os eleitores estão portando o item na hora do voto. No Recife, a equipe do LeiaJá flagrou um eleitor que chegou a entrar sem máscara em uma sessão na escola Dom Sebastião Leme, bairro do Ibura, e só não votou sem a proteção porque descobriu, na última hora, ter entrado na sala errada.

Ao chegar na seção correta, Alexandro Alves da Silva foi impedido pela mesária, que cedeu uma máscara descartável  para que o eleitor pudesse votar.

Embed:

Apesar disso, a administradora do prédio cedido à Justiça Eleitoral, Ana Cláudia Melo, afirmou que a votação no local segue tranquila. São esperados cerca de 4 mil eleitores. Em sua avaliação, há indícios de grande abstenção, pois ela trabalha na escola em eleições há 15 anos e mesmo após às 10h o movimento de votantes segue muito menor que o habitual.

Sobre o episódio do eleitor sem máscara, ela disse que é responsabilidade dos mesários e presidentes das sessões impedir esse tipo de situação, proibindo que eleitores sem o item entrem e votem. Em caso de detectar irregularidades nas eleições, os eleitores podem fazer denuncias através dos cartórios eleitorais e da Ouvidoria do TRE-PE https://www.tre-pe.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/denuncias

O uso de máscara é para evitar a proliferação da Covid-19. 

COMENTÁRIOS dos leitores