TRE-PE: "nunca ninguém viu eleições mais tranquilas"

Mesmo com detenções e denúncias em Recife e Paulista, o presidente do TRE-PE evitou dar cartaz aos crimes eleitorais

por Victor Gouveia dom, 29/11/2020 - 17:44
Reprodução/Youtube/TRE-PE Reprodução/Youtube/TRE-PE

Após o encerramento da votação do segundo turno, às 17h deste domingo (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o desembargador Frederico Neves, afirmou que esta foi a eleição mais tranquila da história de Pernambuco. Mesmo com denúncias de crimes eleitorais no Recife e em Paulista, além da detenção de uma mesária e 46 votantes, o representante parabenizou o eleitorado.

Em coletiva, Neves garantiu que "nunca ninguém viu em Pernambuco eleições mais tranquilas do que essa". Ele também indicou que houve "problemas absolutamente normais" durante o pleito, ao informar que apenas duas urnas apresentaram problemas técnicos.

Neves espera comemoração após o resultado definitivo, mas pede apoio da população para dar continuidade às medidas restritivas contra a Covid-19. “Sabemos que na hora que divulgarmos o resultado definitivo da eleição, muita gente vai querer comemorar [...] mas espero que as pessoas tomem o cuidado necessário para evitar a Covid-19”, sugeriu.

O presidente conta com a conscientização dos recifenses e paulistanos, pois entende que a força pública do Estado não tem capacidade de coibir integralmente as celebrações. “Vocês podem comemorar, podem festejar, mas com respeito a sua própria saúde e respeito à vida dos outros. A sociedade precisa ajudar o TRE-PE nesse sentido”, concluiu.

--> MPPE solicita prisão de mesária em Paulista



--> Paulista: 46 eleitores são detidos por boca de urna

--> PE: grupos são acusados de irregularidades no 2º turno

O desembargador lembrou das dificuldades enfrentadas pelos servidores para que o segundo turno fosse garantido, mesmo em um contexto de pandemia. "A Justiça Eleitoral empenhou um trabalho digno de todos os elogios [...] a principal preocupação do TRE-PE foi com a vida das pessoas”", indicou.



Neste ano, além do lançamento do e-título, o uso de máscara de proteção foi obrigatório e os funcionários do órgão foram instruídos para evitar aglomerações nas zonas eleitorais dos municípios.

COMENTÁRIOS dos leitores