Jair Bolsonaro é eleito 'Pessoa Mais Corrupta do Ano'

Título foi concedido pelo Projeto de Relatórios de Crime Organizado e Corrupção que elege personalidades que se destacaram negativamente em todo mundo

qua, 30/12/2020 - 14:47
Chico Peixoto/LeiaJaImagens Bolsonaro passou a frente de Donald Trump (EUA) e do presidente turco Recep Erdogan Chico Peixoto/LeiaJaImagens

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), conquistou o título de Pessoa Mais Corrupta do Ano, em 2020. O regente brasileiro foi eleito pelo Projeto de Reportagem de Crime Organizado e Corrupção ( OCCRP ), uma organização internacional especializada em reportagens investigativas sobre crime organizado e corrupção.

Embed:

De acordo com a publicação, Bolsonaro venceu por pouco outros dois líderes mundiais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente turco Recep Erdogan, além do oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky, que completou a lista dos finalistas. Para ser eleito o maior corrupto do ano, a organização levou em consideração as acusações de coleta de salários para funcionários fantasmas, entre outros escândalos. Porém, o fator principal, levado em consideração pelos juízes foi a hipocrisia.

"Ele assumiu o poder com a promessa de combater a corrupção, mas não apenas se cercou de pessoas corruptas, como também acusou injustamente outros de corrupção", disse a publicação. Para Drew Sullivan, editor do OCCRP e juiz do painel, "A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados ​​de roubar as pessoas. Essa é a definição de livro de uma gangue do crime organizado", escreveu. 

Um corpo internacional de jornalistas investigativos, acadêmicos e ativistas é o responsável pela escolha da personalidade mais corrupta de cada ano. Os vencedores anteriores do prêmio de pessoa do ano já incluíram Vladimir Putin, o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev e o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Confira todos os vencedores

 2020: Jair Bolsonaro

 2019: Joseph Muscat

 2018: Danske Bank

 2017: Rodrigo Duterte

 2016: Nicolás Maduro

 2015: Milo Djukanovic

 2014: Vladimir Putin

 2013: Parlamento Romeno

 2012: Ilham Aliyev

COMENTÁRIOS dos leitores