Em evento virtual, João Campos fala sobre sustentabilidade

O prefeito do Recife citou ações desenvolvidas na cidade durante o Youth4Climate

por Lara Tôrres sex, 26/02/2021 - 20:01
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta sexta-feira (26) o prefeito do Recife, João Campos (PSB) participou do evento Juventude Pelo Clima (Youth4Climate), encontro virtual que tem como proposta engajar jovens na pauta ambiental e construir um futuro sustentável. O evento, que era focado em ações locais para a sustentabilidade, contou com a participação de jovens e representantes políticos. 

“É preciso não apenas promover a tradicional educação ambiental, mas também incluir a perspectiva do protagonismo jovem, reconhecer a autonomia da juventude como ator de mudança nesse processo e criar espaços concretos de colaboração. Dar voz e ouvir os jovens é um elemento fundamental quando se trata da questão climática. O futuro das juventudes depende de decisões que são tomadas no presente, portanto, a participação desses grupos é essencial”, comentou Campos.

O prefeito também citou o Hospital da Mulher, unidade municipal de saúde voltada à atenção básica e saúde da mulher, como exemplo de um projeto sustentável: além de mulheres serem as mais afetadas pelas mudanças climáticas, o hospital terá um projeto de eficiência energética, com o apoio direto do Laboratório de Elaboração de Projetos Financiáveis, o LEDS Lab, do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, que vai tornar o maior hospital já construído pela Prefeitura do Recife 100% sustentável do ponto de vista energético.

O Juventude Pelo Clima foi último evento patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente italiano, em colaboração com o Connect4Climate, grupo do Banco Mundial, e com a Secretaria Geral da ONU para a Juventude. 

Também participaram do encontro o prefeito da cidade italiana Milão Giuseppe Sala, e Ludovica Cattani, organizadora da Conferência da Juventude da Itália. Foram exibidos vídeos gravados do Ministro de Meio Ambiente da Itália Roberto Cingolani, da Secretária Executiva da ONU para mudanças climáticas Patricia Espinosa.

COMENTÁRIOS dos leitores