Morre Leo Cisneiros, ativista pelos direitos urbanos

Militante, filiado ao Psol, sofreu um infarto no último domingo e faleceu nesta segunda (5), durante uma cirurgia de ponte de safena

por Marília Parente seg, 05/04/2021 - 11:35
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O ativista Leo Cisneiros, em ato no Cais José Estelita, no Recife Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

 Nesta segunda (5), faleceu o ativista pelos direitos urbanos, Leo Cisneiros, no Recife. O militante, filiado ao Psol, sofreu um infarto no último domingo e veio a óbito nesta segunda (5), durante um procedimento de ponte de safena, um tipo de cirurgia cardíaca na qual um pedaço da veia safena da perna é colocada no coração, com o objetivo de transportar sangue da aorta até o músculo cardíaco.

Cisneiros foi uma das lideranças do Movimento Direitos Urbanos, uma das organizações que esteve à Frente do Movimento Ocupe Estelita.

Nas eleições de 2016, ele chegou a ser candidato a vereador do Recife, pelo Psol. 

Embed:

"Não dou conta de perder mais irmãos queridos de luta. Neste final de semana se foram o artista Flávio Emanuel e meu correligionário Leo Cisneiros. Em ambos os casos, não foi o Covid, mas os corações. Hoje é o meu coração que não aguenta mais chorar", publicou o vereador do Recife, Ivan Moraes (Psol), em suas redes sociais. 

Cisneiros tinha 44 anos e deixa companheira e filho. 

Nota

Por meio de nota, o Psol lamentou o falecimento do ativista Cisneiros. o partido frisou que "perde um grande quadro político".  Leia na íntegra: 

"É com grande pesar que a direção estadual do PSOL Pernambuco recebe a notícia do falecimento do camarada Leonardo Cisneiros, filiado ao partido e militante dos direitos urbanos. Leonardo era professor universitário, pensador e ativista da cidade. Teve grande participação no movimento Ocupe Estelita e na criação do grupo “Direitos Urbanos - Recife”. O camarada está filiado ao PSOL desde 2015 quando participou da construção do nosso primeiro mandato parlamentar estadual.

Em 2016 foi candidato a vereador do PSOL na cidade do Recife. Em 2017 foi um dos principais idealizadores do processo de reconstrução do PSOL Pernambuco. O partido perde um grande quadro político e o Recife perde um dos seus maiores lutadores. Manifestamos toda nossa consternação e profunda tristeza por essa perda irreparável. Externamos nossas considerações aos familiares, amigos e amigas. Que sigamos firmes na luta em memória da militância de Leonardo Cisneiros.

Direção Estadual do PSOL Pernambuco Recife, 05 de abril de 2021".

 

COMENTÁRIOS dos leitores