De olho em 2022, PDT defende voto auditável

Carlos Lupi, Presidente do PDT, compartilhou um vídeo em que defende a impressão do voto

qui, 27/05/2021 - 20:15

Nesta quinta (27), o presidente do PDT, Carlos Lupi, compartilhou em suas redes sociais um vídeo publicitário do partido em que defende a impressão do voto para recontagem após a eleição. A pauta vem sendo encampada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que já chegou a ameaçar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE): “vai ter voto impresso, porque se não tiver, não vai ter eleição”, afirmou.

Embed:

“Desde o surgimento da urna eletrônica, há 25 anos, nosso líder, nossa referência do partido, Leonel Brizola já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto. [...] Quando tiver desconfiança, uma votação muito diferente de outros locais, pode conferir esse voto. Eis o segredo de toda democracia no mundo: a possibilidade de recontagem de conferência do voto”, diz Lupi, na propaganda. 

O sistema eleitoral brasileiro é considerado um dos mais confiáveis do mundo, por dispor de mecanismos que garantem a segurança do voto. Desde que foi adotada, a urna eletrônica já foi usada em 12 eleições, sem qualquer indício ou comprovação de fraude.

“Hoje algumas pessoas mais à direita querem defender a impressão do voto. Não é porque estão hoje defendendo que vamos deixar de defender aquilo que pra democracia é salutar”, justificou Lupi, que ainda acrescentou: “sem recontagem, a fraude impera”.

Corrida eleitoral

O PDT pretende lançar candidatura própria às eleições de 2022, em que deverá ser representado pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes. O pedetista, contudo, vem apresentando desempenho tímido nas pesquisas eleitorais. De acordo com o estudo do Datafolha, divulgado neste mês, Ciro aparece apenas em quarto lugar, atrás do ex-presidente Lula (41%), do atual presidente Jair Bolsonaro (23%) e até do ex-juiz Sérgio Moro (7%). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores