Choque lançou bomba em parada de ônibus, conta vereadora

Vereadora Dani Portela (PSOL) denunciou a truculência da Polícia Militar no fim do ato contra o governo do presidente Jair Bolsonaro

sab, 29/05/2021 - 14:59

 A manifestação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizada no Centro do Recife na manhã deste sábado (29), acabou com militantes, transeuntes e parlamentares feridos pela ação da Polícia Militar. A vereadora do Recife, Dani Portela (PSOL), denunciou que os policiais chegaram a lançar uma bomba de efeito moral em uma parada de ônibus, atingindo idosos e crianças. 

--> PM atira bombas de gás em manifestantes no Recife

Segundo a parlamentar, a manifestação acontecia de forma pacífica, com distanciamento social, uso de álcool gel e máscara, quando, em sua dispersão, foi recebida com truculência pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, na Ponte Duarte Coelho. “Do nada, os manifestantes se dispersando, eles lançaram uma bomba numa parada de ônibus que tinha crianças e pessoas idosas. Uma senhora desmaiou e a polícia reagiu como? Com mais porrada, tiro e bomba”, denuncia.

A vereadora disse que tentou, então, estabelecer diálogo com os policiais. “Eu e as parlamentares das Juntas, que presidem a Comissão de Direitos Humanos, tentamos negociar para que a manifestação fosse em segurança e eles não quiseram negociar,conversar, nos receber. A resposta foi bomba, bala e tiro”, completa.

A Polícia Militar de Pernambuco ainda não se posicionou sobre a conduta da corporação no protesto e informou, por meio de sua assessoria, que ainda está apurando o caso. Por meio de suas redes sociais, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), disse que a ação policial não foi autorizada pelo Governo do Estado. “Quero aqui dizer que isso não foi autorizado pelo governo do Estado. O governador Paulo Câmara tem se pautado pela democracia e pelo diálogo”, afirmou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores