Osmar Terra é convidado para depor na CPI da Covid

O assessor internacional da Presidência da República, Felipe Martins, também será ouvido na próxima semana

por Jameson Ramos sex, 18/06/2021 - 18:07
Wilson Dias/Agência Brasil Ex-ministro deu conselhos sobre como Bolsonaro deveria guiar a população durante a pandemia da Covid-19 Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB), e o assessor internacional da Presidência da República Felipe Martins, serão ouvidos na CPI da Covid na próxima semana. Senadores apontam que os dois são suspeitos de integrar um gabinete paralelo que aconselhava o presidente Jair Bolsonaro sobre como conduzir a pandemia do novo coronavírus.

A oitiva de Osmar está marcada para terça-feira (22), e Martins deve ser ouvido na quinta-feira (24). Após um pedido do presidente da Câmara dos Deputados, a convocação do deputado Osmar Terra foi convertida em convite, o que permite que o parlamentar decida por não comparecer ou deixar a reunião a qualquer momento.

Integrantes da CPI destacaram que Terra, que é próximo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), fez manifestações públicas minimizando os impactos da pandemia e defendeu medidas como "imunização de rebanho", como forma de superar o novo coronavírus. Já Felipe Martins terá que explicar sua participação em uma reunião com representantes da farmacêutica Pfizer. 

 Em depoimento à CPI, o ex-CEO da empresa na América Latina, Carlos Murillo, revelou que representantes da Pfizer tiveram uma reunião com o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, da qual também participaram o vereador Carlos Bolsonaro e Felipe Martins.

*Com informações da Agência Senado

COMENTÁRIOS dos leitores