PE: governo reduz efetivo policial em ato contra Bolsonaro

A reportagem do LeiaJá observou que apenas oito viaturas da PM foram dispostas durante todo o percurso do protesto

por Jameson Ramos sab, 19/06/2021 - 11:22
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Viaturas acompanham manifestação no Recife, em 19 de junho Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Após as ações arbitrárias da Polícia Militar de Pernambuco no último protesto 'Fora Bolsonaro' realizado no dia 29 de maio, o protesto deste sábado (19), teve poucos policiais fiscalizando a manifestação.

A reportagem do LeiaJá observou que apenas oito viaturas da PM foram dispostas durante todo o percurso do protesto que começou na praça do Derby e segue até a ponte Duarte Coelho, na área central do Recife.

É um cenário bem diferente do visto no dia 29, quando dezenas de policias receberam a ordem para dispersar os manifestantes com uso de balas de borracha e bombas de efeito moral. A última manifestação terminou com duas pessoas gravemente feridas após serem atingidas com uma bala de borracha no olho.

Na quarta-feira (16), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) publicou no Boletim Geral e no seu site como os policiais devem agir no protesto. Entre as recomendações, a SDS aponta que os agentes precisam considerar que, no eventual emprego de técnicas de detenção ou dispersão de manifestantes e demais pessoas, a PMPE deve evitar a utilização de métodos que provoquem sofrimento desnecessário.

"Não se tolerando o uso abusivo ou arbitrário da força e o emprego inadequado de armas e instrumentos de menor potencial ofensivo, especialmente o elastômero, vulgarmente conhecido como 'bala de borracha", pontuou a Secretaria.

COMENTÁRIOS dos leitores