'Alma branca': senador usa termo racista em CPI

Durante oitiva realizada na tarde desta terça-feira (22), Jorginho Mello (PL-SC) usou a definição para se reportar ao senador Osmar Terra (MDB-RS)

ter, 22/06/2021 - 16:57
Valter Campanato/Agência Brasil O senador Jorginho Mello, vice-líder do governo no congresso. Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (22), durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis falhas do governo federal na condução da pandemia de Covid-19, o senador Jorginho Mello (PL-SC) proferiu termos considerados racistas para se reportar ao também senador Osmar Terra (MDB-RS). “Vossa excelência não atrapalha. Vossa excelência tem uma alma tão branca e limpa que chega a ser transparente (...) Eu quero cumprimentar Osmar Terra, um gaúcho de fibra”, declarou.

O termo “alma branca” tem origem na expressão “negro de alma branca”, sendo tido como racista por vincular a dignidade de uma pessoa à cor de pele clara. Terra é ouvido na condição de convidado pela CPI por integrar o suposto "gabinete paralelo", que teria orientado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à crise sanitária. Mello é vice-líder do governo no congresso.

COMENTÁRIOS dos leitores