CPI da Covid: novo depoimento é marcado para segunda

Na ocasião, será ouvido um membro do Conasems

por Juliana Mamede sab, 16/10/2021 - 18:59

Nesta segunda-feira (18), um dia antes da apresentação formal do texto do relator Renan Calheiros (MDB-AL), além de ouvir o membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Nelson Mussolini, a CPI da Covid contará com mais um depoimento, o do representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves. A decisão foi tomada pelos senadores na última sexta-feira (15).

Na ocasião, os convocados prestarão esclarecimentos sobre a falta de análise de um estudo com parecer contrário a medicamentos do “kit Covid” no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Estes dois devem ser os últimos depoentes antes da leitura e votação do relatório final, de acordo com a cúpula da CPI. A conclusão dos trabalhos, com a decisão do plenário acerca das recomendações e observações do relator, deve ser feita até a quarta-feira (20). Em seguida, no dia posterior, integrantes da CPI querem enviar o documento às entidades de fiscalização, a exemplo do Ministério Público Federal (MPF).

Entre as mais de 40 pessoas que o relatório da CPI irá sugerir para indiciamento ao Ministério Público, está o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por, no mínimo, 11 crimes, por ação e/ou omissão no decorrer da pandemia.

Dos dois convocados, segundo o UOL, os parlamentares querem saber se ocorreu interferência política na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) em relação à retirada de pauta de uma pesquisa com parecer contrário ao kit Covid.

O estudo não foi avaliado em reunião realizada em 7 de outubro pela Conitec. O parecer da pesquisa vai de encontro à opinião e às ações do presidente da república e outros setores do governo federal durante a pandemia.

LeiaJá também

CPI propõe pensão para órfãos da pandemia da Covid

COMENTÁRIOS dos leitores