Lula: 'Bolsonaro só foi preparado para mentir'

Ex-presidente discursou neste sábado em evento realizado em Madri, na Espanha

sab, 20/11/2021 - 11:06
Reproduçaõ/Twitter Ex-presidente também tratou de temas como meio ambiente e avanço da extrema direita Reproduçaõ/Twitter

O ex-presidente Lula (PT) participou, neste sábado (20), do debate "Construindo o futuro: desafios e alianças populares", realizado pelo Podemos em Madri, na Espanha, com lideranças do campo progressista. Em seu discurso, Lula voltou a criticar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) e comentar a questão ambiental e a fome no país.

"O presidente brasileiro lamentavelmente não foi preparado para falar. Só foi preparado para mentir. Ele adotou a política do Trump, de contar muitas mentiras por dia. É por isso que ele não gosta de dar entrevista. Ele gosta de fazer a fake news dele sozinho, dentro de casa, porque ele não quer dar satisfação das bobagens que fala", declarou.

[@#video@#]

"A extrema direita está nos desafiando. Precisamos analisar o discurso deles", acrescentou Lula. "Como pode ter surgido o Trump, o Bolsonaro, dois candidatos de extrema direita na França? Temos que refletir sobre isso e entender onde erramos no nosso discurso também."

Sobre a questão ambiental, o petista ressaltou que não pode ser um tema abordado apenas na esfera acadêmica ou pela esquerda. "É uma questão do povo do planeta Terra. Nós só temos ele. Os ricos estão gastando milhões para fazer uma pequena viagem ao espaço de 15 minutos. Eles não percebem que são responsáveis pela poluição. Temos que colocar essa discussão na ordem do dia", disse.

Lula também voltou a tratar do tema da fome no país. "As pessoas estão comendo carcaça de frango, vão no açougue procurar osso", lamentou. "A luta pela igualdade tem que ser uma bandeira nossa da esquerda. O faminto não faz a revolução, está fragilizado. Nós é que temos que estender a mão para eles, temos que ser a perna deles", afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores