Moro diz que Bolsonaro “desmantelou” o combate à corrupção

Moro contou que perdeu a confiança no presidente Jair Bolsonaro (PL) quando o controle do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi retirado do Ministério da Justiça

por Victor Gouveia dom, 05/12/2021 - 20:10
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Ex-ministro da Justiça e ex-juiz, Sergio Moro, no Recife Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

No Recife para lançar seu livro sobre os bastidores do governo Bolsonaro, neste domingo (5), o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que o presidente "desmantelou" o combate à corrupção e aparelhou instituições. À vontade, ele fez piadas sobre seu suposto envolvimento com o comunismo e arrancou gargalhadas do público no Teatro do RioMar, na Zona Sul da capital.

Moro foi taxativo e indicou que vai publicar a continuação do livro "Contra o sistema da corrupção", com novos fatos que devem municiar sua candidatura à Presidência nas vésperas das eleições. Ainda assim, reiterou que o lançamento neste mês foi uma coincidência.

"Ninguém pode negar que o presidente não dá a mínima no combate da corrupção. Ele desmantelou o projeto. Interferiu sim nos órgãos de controle", apontou.

"Esse livro são os fatos. Tudo aconteceu", emendou ao defender que o texto não se trata apenas da sua versão da crise institucional no Governo Federal. "O presidente pode falar o que ele quiser, mas todo mundo sabe da realidade", pontuou.

Questionado sobre as declarações de Bolsonaro sobre o fim da corrupção, ironizou: "é um governo muito virtuoso". E acrescentou: "O projeto era combater o crime organizado, a  criminalidade violenta e a corrupção. Os dois primeiros, ele deu apoio”.

Moro contou que perdeu a confiança no presidente Jair Bolsonaro (PL) quando o controle do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi retirado do Ministério da Justiça.

Ele reiterou que Bolsonaro não dava a mínima ao seu projeto de combate à corrupção e admite que sofreu resistência na Câmara dos Deputados para retomar as prisões em segunda instância. "Eu vi que meu projeto estava sendo sabotado", relembrou.

Ainda segundo Moro, "um ministro do Executivo ligou para mim e disse que o presidente havia mandado recado para que não se envolvesse para reverter as prisões de segunda instância”.

Filiado ao Podemos no mês passado, o ex-juiz estreou a turnê de lançamento em Curitiba e escolheu o Recife como a segunda capital. Nos próximos dias 7 e 9, ele lançará a publicação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores