Danilo Cabral pede convocação de novo ministro de educação
O parlamentar afirmou que pretende cobrar o novo ministro sobre a política educacional do País
O deputado federal e pré- candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), protocolou pedido de convocação do novo ministro de Educação Victor Godoy, nesta sexta-feira (1). O pedido ocorre após denúncias de corrupção contra o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.
“São graves denúncias de irregularidades praticadas pelo ex-ministro Milton Ribeiro, de cobrança de propina, de liberação de recursos em troca de barras de ouro. Elas precisam ser apuradas e os culpados rigorosamente punidos”, justificou Danilo.
O parlamentar afirmou que pretende cobrar o novo ministro sobre a política educacional do País. “O Brasil espera até hoje efetivamente que o governo Bolsonaro apresente sua proposta para a educação brasileira”.
Falta no Senado
Estava previsto para acontecer nessa quinta (31), a audiência pública que seria discutido pela Comissão de Educação (CE) do Senado, a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apure as denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC), porém o ex-ministro Milton Ribeiro não compareceu.
O presidente da CE, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), tratou a ausência do ex-ministro como “descortesia”. “ No meu entender, o mais grave é que não deu nenhuma satisfação a esta comissão. A maneira cortês, urbana com que sempre foi tratado nesta comissão merecia dele pelo menos uma distinção, um telefonema, um e-mail justificando sua ausência. Os fatos que nos trouxeram até aqui hoje são fatos graves. Vão contra todos os princípios que regem a administração pública”.
Vale lembrar que Milton Ribeiro pediu demissão na última segunda (28), após vazamento de um áudio em que parece afirmar priorizar interesses do pastor evangélico Gilmar dos Santos no repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).