UFRPE fará leitura de carta pela democracia

Ato será realizado nesta quinta-feira (12), às 14h, no campus Recife

por Thaynara Andrade qui, 11/08/2022 - 11:12
 Arthur Souza Carta recebeu mais 800 mil assinaturas Arthur Souza

Nesta quinta-feira (12), a partir das 14h, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizará a leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que foi elaborada Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), além da leitura do documento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O ato será realizado no Hall da reitoria, Prédio Central, no campus Recife. De acordo com Marcelo Carneiro Leão, a ação se pauta no fato de ser a democracia um dos maiores bens que a sociedade conquistou, sendo também um elemento primordial para a universidade. O reitor também reiterou a confiança no sistema eleitoral e a importância do respeito à vontade popular.

Além do mais, a UFRPE destaca a importância das universidades na defesa da democracia, já que esta é necessária para o desenvolvimento científico, tecnológico, educação inclusiva e pluralidade cultural, que são valores intrinsecamente ligados ao estado democrático. 

A instituição assegura que o documento é apartidário e recebeu a adesão de mais de 800 mil assinaturas, tendo como inspiração a carta aos brasileiros, que foi escrita pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Goffredo da Silva Telles Junior e foi lida em 8 de agosto de 1977.

COMENTÁRIOS dos leitores