Lula garante que dará continuidade ao Auxílio Emergencial

Ex-presidente criticou suposta suspensão do benefício em dezembro, pela proposta de Jair Bolsonaro

por Vitória Silva sab, 13/08/2022 - 14:46
Reprodução/Facebook Lula e Janones em vídeo transmitido ao vivo no Facebook Reprodução/Facebook

Em live ao lado do deputado federal André Janones (Avante-MG), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, neste sábado (13), que manterá o Auxílio Emergencial no valor de R$ 600 em 2023, caso seja eleito. O patrono petista também fez críticas ao formato de distribuição do benefício utilizado pelo seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“Não há como a gente acabar com o auxílio emergencial sem que a gente acabe com o problema da fome. A única possibilidade do auxílio emergencial continuar é a gente ganhar as eleições para fazer com que o auxílio volte”, disse Lula. A transmissão ao vivo ocorreu ao mesmo tempo em que Bolsonaro dava entrevista ao canal de Rica Perrone no Youtube. 

O Auxílio Emergencial será um dos pilares da rivalidade entre os líderes de pesquisa. O programa, apesar de não ter sido sugerido, inicialmente, pela gestão de Bolsonaro, tem ajudado o governo a recuperar parte de suas boas avaliações e é uma preocupação dos demais presidenciáveis. O benefício foi também parte do acordo para o apoio da Janones a Lula. 

André Janones, que defende a continuidade do auxílio, retirou seu nome da corrida presidencial no último dia 4 de agosto, para apoiar o ex-presidente. O acordo para a retirada da candidatura previa que Lula incorporasse as propostas do deputado, entre elas a continuidade do Auxílio Emergencial de R$ 600 e o pagamento de um valor superior para mães solo. 

Na live, Janones afirmou que Bolsonaro vai acabar com o auxílio no dia 31 de dezembro. "Lula vai trazer de volta o auxílio emergencial e precisamos que vocês compartilhem essa informação", afirmou. Apesar de não haver informações sobre a continuidade do programa além da sétima parcela, a informação de que o pagamento acabaria em dezembro não foi confirmada pelo Governo Federal. 

"Enquanto você não acabar com a miséria nesse país, não tem como acabar com o auxílio emergencial", afirmou Lula. A live foi reproduzida nas páginas do Facebook de Lula e Janones e também no canal do Youtube do ex-presidente. Ao menos 50 mil pessoas assistiram ao vivo. O vídeo alcançou cerca de 20 mil compartilhamentos, minutos após o encerramento da transmissão. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores