TRE-PE dá início a preparação das urnas eletrônicas

Durante três dias, as informações sobre candidatos e eleitores, por seção, serão gravadas e depois inseridas por meio de dispositivos magnéticos nas mais de 24 mil urnas eletrônicas de todo o Estado

qui, 15/09/2022 - 17:48
LR Moreira/Secom/TSE Urna eletrônica brasileira LR Moreira/Secom/TSE

A preparação para as Eleições 2022 entra na reta final e faltando apenas duas semanas para o primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) dá início à geração das mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas. Esta etapa começa no dia 17 de setembro, sábado, a partir das 8h da manhã, em uma cerimônia pública. Durante três dias, as informações sobre candidatos e eleitores, por seção, serão gravadas e depois inseridas por meio de dispositivos magnéticos nas mais de 24 mil urnas eletrônicas de todo o Estado. 

 Todo o processo de geração de mídias ocorre cinco dias depois das conclusões dos julgamentos de todas as candidaturas apresentadas no Tribunal. É um evento público, realizado nos cartórios, com a presença do juiz de cada zona eleitoral, e acompanhado por representantes de partidos, ministério público, Ordem dos Advogados e Tribunal de Contas. 

A partir de 25 de setembro, faltando uma semana para a votação, as urnas começam a ser preparadas, sendo inseminadas com as mídias de cada seção eleitoral, testadas, embaladas e transportadas para galpões do TRE Pernambuco. As urnas ficam guardadas pela PM até seguirem para os locais de votação, e depois, voltam para os galpões onde permanecem sob vigilância da polícia, até o trânsito em julgado dos processos e diplomação dos eleitos.

  Confira aqui os calendários da Geração de Mídias e Preparação de Urnas  Cerimônias destinadas à Geração de Mídias 1° e 2° Turnos Cerimônias destinadas à Preparação das Urnas Eletrônicas 1º Turno Cerimônias destinadas à Preparação das Urnas Eletrônicas 2º Turno

*Do TRE-PE 

COMENTÁRIOS dos leitores