81% dos deputados federais são candidatos à reeleição

A composição da Câmara é de 513 deputados

qui, 29/09/2022 - 16:38
Wesley Amaral/Câmara dos Deputados Parlamentares e autoridades no plenário da Câmara dos Deputados Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Dos 9.757 candidatos a deputado federal aptos para disputar a eleição neste domingo, 485 exerceram o mandato na Câmara dos Deputados nesta legislatura e são candidatos à reeleição. Esse número equivale a 81% da composição da Câmara, considerando-se o total de deputados que tomaram posse nos últimos quatro anos, que somam 598. A composição da Câmara é de 513 deputados.

Diversos motivos podem provocar o afastamento permanente ou temporário dos deputados dos seus mandatos. Entre as causas mais comuns estão licença ou renúncia para exercer cargo no Poder Executivo ou para concorrer nas eleições municipais ou licença médica. As vagas são ocupadas pelos suplentes, pela ordem dos mais votados dentro de cada partido ou coligação (que existiu até a eleição passada).

Entre os suplentes, alguns podem ser efetivados no cargo, quando o afastamento do titular é definitivo, e outros podem exercer o mandato temporariamente, retornando à suplência quando o titular volta ao cargo.       

DEPUTADOS CANDIDATOS

* Da Redação/WS/Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS dos leitores