Lula diz que pedirá à ONU para o Brasil sediar próxima COP

Presidente eleito está no Egito, junto a uma comitiva de governadores e ativistas, para atender à conferência do clima

por Vitória Silva qua, 16/11/2022 - 08:53
JOSEPH EID/AFP O presidente eleito Lula entre os governadores Fátima Bezerra e Helder Barbalho JOSEPH EID/AFP

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta semana, da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito. Na manhã desta quarta-feira (16), horário da tarde no país africano, o futuro mandatário demonstrou interesse em oferecer o Brasil como sede para a conferência em 2025 e disse que fará a oferta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Embed:
 

“Não temos que medir esforços para convencer as pessoas que uma árvore em pé vale mais que uma árvore derrubada. Não vamos discutir queimadas e desmatamento só em Brasília, vamos conversar com os prefeitos, ver que recursos são necessários”, acrescentou o petista. 

Também nesta primeira etapa da COP27, Lula participou do ato "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática". Participaram os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO). A comitiva, porém, é bem maior, e conta com nomes como Simone Tebet (MDB-MS), Marina Silva (Rede), Janja, esposa do presidente eleito; e outras participantes. 

Lula foi convidado para a COP27 pelo presidente do Egito, Abdel Fatah al Sisi. Durante dois dias no país africano, ele participa de pelo menos quatro eventos públicos, incluindo um discurso nesta quarta-feira às 12h, além de reuniões com políticos, líderes indígenas e representantes da sociedade civil. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores