Governo destruiu 1,9 milhão de doses da Covid-19 em 2022

As doses de AstraZeneca haviam sido doadas pelos Estados Unidos, mas chegaram ao Brasil muito perto da data de validade

por Rachel Andrade ter, 07/03/2023 - 13:00
Reprodução/Gov.br Caixas com vacinas Reprodução/Gov.br

Em 2022 o Ministério da Saúde se desfez de 1,9 milhão de doses contra a Covid-19 porque o lote havia passado o prazo de validade. O Governo havia recebido dos Estados Unidos uma doação de 2,2 milhões de doses da AstraZeneca no dia 21 de novembro de 2021. A validade dos materiais era até 31 de dezembro, mas apenas 282 mil foram distribuídas a tempo aos estados.

As informações foram reveladas por meio da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovada no último dia 1º. O órgão pede ressarcimento aos responsáveis, de cerca de R$ 1 milhão devido ao desperdício causado.

De acordo com o relatório do TCU, as doses chegaram ao Brasil “com prazo de validade bastante exíguo e sem prévia estratégia de utilização em tempo hábil”. Devido ao tempo de validação da qualidade das doses, feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas só estavam aptas para distribuição a partir do dia 10 de dezembro.

O TCU avalia que não foi levado em consideração “o período que seria gasto para regularização das questões burocráticas e técnicas de tramitação e importação, bem como o tempo necessário para distribuição aos estados e a efetiva disponibilização”.

Na época que as doses haviam chegado em solo nacional, o então Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou em suas redes sociais o evento.

Embed:

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Covid-19 levou a vida de 699 mil brasileiros, além de ter deixado mais de 37 milhões de infectados.

COMENTÁRIOS dos leitores