Síndrome de Down: filha de Romário indica o que não fazer
Ivy Faria ensina como combater o capacitismo
No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ser a simbologia da condição genética de quem tem trissomia 21 (21). Entre diversas homenagens, como as feitas por políticos no Brasil, pessoas nascidas com Síndrome de Down ganham espaço nesta terça-feira para dar algumas dicas de como combater o capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência ou outro tipo de condição que pode ser lida como uma deficiência).
A influenciadora e humorista Ivy Faria, filha do senador Romário (PL-RJ), publicou em seu perfil no instagram uma pequena lista do que todos devem saber sobre quem tem a síndrome. Confira:
- Quando precisar perguntar alguma coisa para uma pessoa com síndrome de Down, dirija-se diretamente a ela e não a pessoa que está acompanhando-a.
- Não fale com ela como se estivesse falando com uma criança se ela não for mais criança.
- Não tome a frente e faça as coisas por ela como se ela não fosse capaz de fazer sozinha, mas faça junto com ela.
- Não fale dela na sua frente para outra pessoa ignorando a sua presença.
- Não sinta pena e nem trate-a como “coitadinha”.
Ivy participou hoje de um evento organizado por seu pai no Senado. Com o lema “Conosco, não por nós”, diversas pessoas com Síndrome de Down estiveram presentes, para debater e celebrar os direitos alcançados ao longo dos anos.