Lula convida papa Francisco para vir ao Brasil

O convite foi feito por telefone, em conversa em que o petista congratulou o pontífice pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza

qua, 31/05/2023 - 16:50
Leopoldo Silva/Agência Senado O presidente Lula e o Papa Francisco Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o papa Francisco para vir ao Brasil. O convite foi feito por telefone, em conversa em que o petista congratulou o pontífice pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza.

"Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso País nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil", escreveu Lula, nas redes sociais.

O papa esteve no Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada em 2013 no Rio de Janeiro.

A posição de Lula sobre a guerra da Ucrânia tem sido um ponto de tensão nas relações internacionais. Ao lado de China, Índia e Indonésia, tenta mediar um acordo de paz entre russos e ucranianos. Outras potências, como os Estados Unidos, por outro lado, defendem ucranianos em detrimento dos russos, e condenam veementemente a posição da Rússia.

O presidente brasileiro e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, se desencontraram durante reunião do G-7, em Hiroshima. Lula disse que haviam marcado de conversarem entre as reuniões, entretanto, o ucraniano não apareceu. Mais tarde em coletiva de imprensa, Zelenski ironizou a situação.

COMENTÁRIOS dos leitores