Tópicos | '

A bancada do agronegócio do Congresso Nacional desaprovou questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, segundo os parlamentares, apresentam críticas ao setor com "cunho ideológico e sem critério científico e acadêmico". A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que possui 347 congressistas, quer que os itens sejam anulados e que o ministro da Educação, Camilo Santana, preste esclarecimentos em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A bancada também pede a anulação de três questões do Enem, que foi aplicado em todo o País neste domingo, 5. Um item tratou sobre fatores negativos do agronegócio no Cerrado, citando a "superexploração dos trabalhadores" e os efeitos de agrotóxicos.

##RECOMENDA##

As outras duas questões trataram sobre a nova corrida espacial financiada por bilionários e o avanço da produção de soja e a sua consequência para o desmatamento da Floresta Amazônica.

"É inacreditável o governo federal se utilizar de desinformação em prova aplicada para quase 4 milhões de alunos brasileiros que disputam uma vaga nas universidades do Brasil. A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira", afirma a FPA em nota.

A FPA afirmou também que irá pedir informações sobre a atuação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é a banca organizadora do Enem e pede que sejam "detalhadas as referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame".

"A ineficiência do Estado Brasileiro está exposta. A vinculação de crimes a atividades legais no Brasil é um critério de retórica política para encobrir a ausência do Estado no desenvolvimento de políticas públicas eficientes e de combate a ilegalidades. Não permitiremos que a desinformação seja propagada de forma criminosa entre nossa sociedade, como foi feito durante os anos anteriores do governo atual", complementa a bancada do agro.

Inep diz que não elabora questões presentes no Enem

Em nota, o Inep afirmou que as questões do Enem são elaboradas por professores independentes, selecionados por um edital público para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI).

"O Inep não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o Banco. O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora", disse o Instituto.

Deputados da oposição criticam questões nas redes sociais

Parlamentares da oposição ao governo Lula usaram as redes sociais para criticar as questões do Enem. O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR) afirmou que aguarda uma manifestação do Planalto e do ministro da Educação sobre "a falta de honestidade intelectual e ativismo ideológico".

Citando a nota da FPA, o senador Sergio Moro (União-PR) acusou o governo de utilizar o exame para fazer "doutrinação ideológica e ao mesmo tempo atacar o agronegócio".

Já o deputado Tião Medeiros (PP-PR) afirmou que as questões do Enem teria colocado o agronegócio "contra a juventude do País".

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado José Medeiros (PL-MT) afirmou que a questão que apresenta os efeitos do agronegócio no Cerrado "demoniza" o setor e mostraria que o Planalto "quer vingança".

Outros deputados bolsonaristas que criticaram a questão sobre o Cerrado foram Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Kicis disse que o governo utilizou ideologicamente o espaço no Exame Nacional do Ensino Médio para a "desinformação".

Já Nikolas afirmou que o item "ataca o agro brasileiro, seus trabalhadores e produtores". O deputado também disse que entrou em contato com Lupion para protocolar uma convocação de Camilo Santana ao Congresso.

Dois policiais militares, que foram presos depois de serem flagrados bebendo fardados e armados em um bar no Distrito Federal, conseguiram a liberdade nesta última quinta-feira (27), por decisão da Auditoria Militar do Distrito Federal. Os PMs haviam entrado com um pedido de habeas corpus, que foi aceito pela Justiça. 

Mesmo com a liberdade, os policiais respondem a um procedimento interno. Eles foram presos na última terça-feira (25), depois que foram gravados bêbados, fardados e armados em um bar que fica na região do Paranoá, no Distrito Federal. Segundo o G1, um dos militares é sargento e entrou na corporação há 18 anos, já o outro é cabo e está na PM há 6 anos.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Tristeza e muita comoção marcaram o velório e sepultamento do piloto Daniel Cavalcanti Figueira Galvão, que morreu depois da queda do helicóptero da Rede Globo na última terça-feira (23), na praia de Brasília Teimosa, no Pina, Zona Sul do Recife. O enterro foi realizado no cemitério de Santo Amaro na manhã desta quarta-feira (24). 

Perto das 11h da manhã deu-se início ao cortejo, composto por familiares e amigos de Daniel, que seguiu da casa funerária Maria Tereza, onde o velório estava sendo realizado desde às 17h da última terça-feira (23). Durante o percurso, a mãe de Daniel foi amparada pelo outro filho e por uma irmã.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

Pouco depois o corpo de Daniel foi sepultado e recebeu uma salva de palmas de todos os que estavam presentes. Por fim, o pastor evangélico, que acompanhou todo o sepultamento, deixou uma mensagem de conforto para os familiares e amigos de Daniel. Aumentando ainda mais a emoção, um helicóptero deu voltas sobre o cemitério como forma de homenagem ao piloto.

Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, Roberto Quirino, gerente comercial da empresa em que Daniel trabalhava, falou sobre como foi receber a notícia do falecimento do amigo. Roberto também disse estar na expectativa para que a causa do acidente fosse descoberta. “Foi um choque. A gente não esperava, até porque Daniel era um piloto muito competente e experiente. Além disso, a aeronave estava em perfeitas condições de voo. Nada que justificasse o que aconteceu”, disse.

“A gente tem todas as atenções voltadas para as vítimas. Agora o foco será na recuperação do Miguel Brendo, que está no hospital. Estamos torcendo para que tudo dê certo”, complementou. “A gente espera que, realmente, encontrem a causa. Isso para a gente é muito importante. Vamos contribuir no que for preciso para que os órgãos competentes façam esse trabalho de investigação”, finalizou.

A 1ª Sargento Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, também morreu no acidente. Ela será enterrada no Rio de Janeiro.

LeiaJá também

--> Helicóptero da Globo cai e deixa vítimas fatais no Recife

--> Destroços de helicóptero da Globo são retirados do mar

--> Vítima tinha sido convidada para voo no helicóptero

--> Sobrevivente de acidente encontra-se em estado gravíssimo

Carregando