Sony, Hitachi e Toshiba fundem setores de display
Acionista majoritária será companhia poiada pelo governo japonês
Sony, Hitachi, Toshiba concordaram em fundir seus negócios de telas de pequeno e médio porte em um empreendimento conjunto, que terá como acionista majoritária uma companhia de investimento apoiada pelo governo, a Innovation Network Corporation of Japan - INCJ.
O movimento vem em um momento em que o Japão tenta proteger suas empresas da alta do yen (a moeda do país) e da competição com outras companhias asiáticas.
INCJ, Hitachi, Sony e Toshiba declararam na última quarta-feira (31/08) que assinaram um Memorando de Entendimento para integrar seus negócios de displays, atualmente operadas por subsidiárias, em uma nova companhia estabelecida e operada pela INCJ. As empresas de displays fabricam LCD (telas de cristal líquido), incluindo tecnologias TFT (transmissor de camadas finas) que são usados em computadores e televisões.
Todos os ativos das subsidiárias Hitachi Displays, Sony Mobile Display e Toshiba Mobile Display, entre outras, serão transferidas para a nova companhia chamada, Japan Display. A INCJ, que fornece apoio financeiro, tecnológicos e de gerenciamento para os futuros negócios, planeja investir ¥200 bilhões (cerca de US$2,6 bilhões) no empreendimento conjunto em troca de ações recém-emitidas pela companhia.
A INCJ espera ter 70% da Japan Display, enquanto a Sony, Hitachi e Toshiba devem ficar com 10% cada.
A nova companhia vai montar novas linhas de produção para produtos de alto valor, e deve investir em pesquisa e desenvolvimento, incluindo a área de maior resolução de telas e displays OLED.
As empresas pretendem assinar acordos definitivos nos próximos três meses e completar a integração dos negócios ainda no primeiro semestre de 2012.