Mozilla lança Firefox 7 com função “telemetria”

Nova versão do navegador promete ser mais rápido e usar menos memória

ter, 27/09/2011 - 19:55
Mozilla / Divulgação Pelo cronograma de aceleração de atualizações da Mozilla, o Firefox 8 deve ser lançado em seis semanas Mozilla / Divulgação

 A Mozilla disponibilizou, na manhã desta terça-fera (27), o Firefox 7 Aurora. A nova versão do navegador de Internet traz redução de 50% no uso da memória, melhoria na velocidade de carregamento e uso mais eficiente dos recursos — desfragmentação e eliminação de resíduos de JavaScript, por exemplo.

Outras mudanças menores também pode ser facilmente percebidas: sincronização de favoritos e senhas ficou mais rápida e frequente, suporte a parâmetros text-overflow e Canvas, para acelerar HTML5 via hardware (apenas na versão Windows) e melhorar na execução de jogos e animações online.

A maior novidade é o módulo “telemetria”, que à Mozilla receber dados sobre o comportamento do browser. Os dados coletados irão mostrar o uso de memória do Firefox, a quantidade de núcleos e velocidade do processador e o tempo de carregamento das páginas.

A Mozilla afirmou que a única informação verdadeiramente pessoal que será enviada é o endereço IP do usuário. As estatísticas de uso são transferidas usando um protocolo SSL, tornando tudo bastante seguro, e ajudarão os desenvolvedores a corrigir erros e criar melhorias de forma mais rápida

Assim como no Google Chrome, ao instalar o Firefox 7, o usuário será perguntado se quer ou não ativar esta função — que pode ser desativada no menu “Opções” > “Avançado”. Ativar o módulo de telemetria não atrapalha em nada a navegação, mas para saber que dados estão sendo enviados à fundação, basta instalar a extensão oficial about:telemetry.

Seguindo o cronograma de aceleração de atualizações da Mozilla, o Firefox 8 deve ser lançado em seis semanas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores