Hackers querem satélites próprios, para driblar censura

Ideia surgiu por causa do projeto de lei Stop Internet Piracy Act (SOPA), dos EUA

seg, 02/01/2012 - 19:36

Um grupo de hackers alemães, liderados pelo hackvista Nick Farr, planeja lançar sua própria rede de satélites para driblar o projeto de lei Stop Internet Piracy Act (SOPA), que tramita no Congresso dos Estados Unidos. O projeto tem por objetivo ampliar os meios legais para que detentores de direitos autorais combatam a pirataria online — o que tem provocado controvérsias no mundo tecnológico.

O projeto, que está sendo chamado de "Hackerspace Global Grid", foi anunciado durante a conferência Chaos Communication, em Berlim, na Alemanha e, além dos satélites, o grupo estuda formas de criar produtos eletrônicos que possam funcionar no espaço, bases terrestres para controlá-los e veículos de lançamento para levá-los para lá, segundo informações da BBC.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a empresa Constellation, uma iniciativa de pesquisas aeroespaciais alemães que participa de projetos de estudantes. Segundo Farr, a única motivação da ideia é a liberdade de conhecimento.

 

Dificuldades — Sem o financiamento do governo ou de grandes corporações, localizar satélites em órbita fica bastante difícil, mas os hackers alemães pretendem contornar este problemas criando uma espécie de GPS invertido, que usa uma rede terrestre de baixo custo para enviar um sinal para as bases - que poderiam ser compradas ou construídas pelo grupo.

No entanto, o plano de criar um sistema de tráfego de dados próprio tem seus limites. Satélites próximos ao planeta não ficam estacionados em órbita, possibilitando que qualquer país possa enviar equipes que parem seu funcionamento, mesmo que o espaço não seja governado pelos países sobre os quais um satélite flutue.

*Com informações do IDG Now

COMENTÁRIOS dos leitores