Samsung apresenta "conversor" de Smart TV
InTouch roda o sistema Android 2.3 e tem preço sugerido em US$ 200
A Samsung apresentou, nesta segunda-feira (09), durante a CES 2012, um aparelho que converte televisores "normais" em Smart TVs, fornecendo acesso à Internet — com direito a aplicativos com YouTube, Vimeo, Facebook e Twitter, por exemplo —, videochamada pelo Skype e um pequeno teclado wireless remoto.
A maior vendedora de TVs do mundo, que lançará neste ano aparelhos habilitados para Internet baseados na plataforma Google TV, espera oferecer um produto de baixo custo que não exija a compra de um novo aparelho. Fabricantes de TVs e eletrônicos estão correndo para descobrir uma fórmula vencedora para as chamadas smart TVs, que adicionam conteúdo da web a programação tradicional.
Aparelho permite chamadas via Skype
O InTouch parece com uma webcam e é desenvolvido para ser colocado acima dos aparelhos normais de televisão, se conectando a uma rede wireless doméstica. O produto chega ao mercado dos Estados Unidos em abril deste ano, com preço sugerido de US$ 200.
“Estamos tentando focar nas pessoas que não podem arcar com os custos de comprar uma smart TV”, afirmou o diretor principal do projeto do aparelho na Samsung, Henry Kim. “Queremos dar a elas a experiência de se conectar nas suas salas de estar.”
O InTouch usa Android 2.3, com uma interface modificada que roda um número limitado de aplicativos pré-aprovados, incluindo YouTube, Skype, um navegador padrão para web e um programa de compartilhamento de fotos. O hardware inclui câmera frontal, dois microfones e saída HDMI. Um dos principais focos do software é a interface customizada do Skype, anunciada como fácil de configurar e usar.
O aparelho também vem com um teclado QWERTY remoto, do tamanho de um telefone celular.
Kim anunciou que o InTouch será vendido em diferentes partes do mundo, mas ressaltou que os EUA serão o foco principal.