Brasileiros estão usando mais a internet em 2012

Número de usuários já iniciou o ano em crescimento

por Naiane Nascimento qui, 15/03/2012 - 09:19

A parceria entre o Grupo IBOPE e a Nielsen Online resultou na realização de uma pesquisa que constatou que o número de usuários ativos na internet brasileira voltou a subir no início de 2012. Verificou-se que das 63,5 milhões de pessoas com acesso à rede em casa ou no local de trabalho, 47,5 milhões foram usuários ativos em janeiro. Para esse mesmo mês no ano anterior, o crescimento foi de 11,2% em relação aos  42,7 milhões de usuários. Já esse crescimento foi de 2% em relação a dezembro.

O tempo de navegação na rede também cresceu, pois o uso da internet em casa se elevou, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, o número de usuários ativos domiciliares passou de 34,2 milhões para 39 milhões, um aumento 14%. Além da expansão de 78,5 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2011 dos que fazem uso em outros ambientes. Confira a tabela de tempo e lugar de uso:

A categoria com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em janeiro foi a de sites do governo. A busca foi por informações sobre o Enem, Prouni e o SISU que resultou em uma evolução de 13%, além da procura por informações sobre tributos.  A audiência dos sites governamentais passou de 22,3 milhões de usuários únicos em dezembro para 25,3 milhões em janeiro.



Sites como os mapas e guias locais de carreiras, de companhias aérea, as páginas de ofertas de pacotes de viagens, de hotéis e os classificados de imóveis também registraram forte crescimento da audiência no primeiro mês de 2012.



Outras categorias também foram comparadas com o mesmo mês no ano anterior, pois obtiveram maior crescimento percentual. São elas: Automóveis, com 27% de evolução no número de usuários únicos, e Viagens, com expansão de 22%.



A publiciade foi mais uma categoria foi analisada na pesquisa, pois também passou por uma alta no início deste ano. Em janeiro, 2.124 diferentes anunciantes veicularam mais de 6 mil campanhas. Em relação ao mesmo mês no ano anterior, o crescimento do número de campanhas foi de 39%. Veja a tabela de campanhas, de anunciantes e de banners:

 

COMENTÁRIOS dos leitores