Rovio lucra US$ 106 milhões com Angry Birds
Com 648 milhões de downloads, receita da empresa aumentou 64% em relação ao período anterior
A desenvolvedora Rovio, responsável pela famosa franquia Angry Birds, divulgou um relatório com seus resultados financeiros referentes ao ano de 2011, e os números apontam um evidente crescimento da empresa, que teve aumento expressivo na receita, no número de downloads e até mesmo na quantidade de colaboradores.
De acordo com o documento, a receita total da companhia foi de 106,3 milhões de dólares, obtida através da enorme quantidade de downloads de games e venda de produtos relacionados (a companhia possui uma loja oficial com diversos produtos relacionados à franquia). No período anterior, o montante foi de cerca de 67,6 milhões de dólares, cerca de 64% do valor arrecadado em 2011.
Em relação aos games, os três títulos da série (Angry Birds, Angry Birds Seasons e Angry Birds Rio) foram responsáveis por mais de 648 milhões de donwloads até o fim de 2011 (contando versões pagas e gratuitas), contabilizando 200 milhões de usuários ativos. Os dados são referentes todas as plataformas em que o game está disponível. Além disso, o número de funcionários da empresa também cresceu visivelmente, saltando de 28 para 224 no ano passado.
Lançado este ano, o título mais recente é o Angry Birds Space, que foi responsável por quebrar novos recordes. O game conseguiu a incrível marca de 50 milhões de downloads em apenas 35 dias, desbancando o popular Draw Something, que havia alcançado a marca em 50 dias. Diferente dos outros episódios, essa versão do game se passa no espaço, e, além da pontaria para acertar as fortalezas dos porcos verdades, é preciso lidar com campos gravitacionais e asteroides espalhados pelo cosmos.