Impressora poupa recursos utilizando calor

Além disso, o papel poderá ser reutilizado até 1000 vezes

por Carlos S Silvio qui, 31/05/2012 - 00:56
Divulgação

A empresa japonesa Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora que parece ser bem sustentável. Ela não utiliza tinta para fazer as impressões, e as folhas especiais usadas nela podem ser reaproveitadas até mil vezes, tornando o impacto da mesma em relação a modelos tradicionais, muito mais baixo.

A impressora chamada PrePeat oferece resultados bem semelhantes a impressoras que usam materiais tradicionais. Ao invés desses itens, a impressora utiliza calor para transmitir as informações digitais para o papel. Por causa disso, as impressões são sempre em preto e branco, porém a tonalidade varia.

Além da economia de recursos naturais e materiais, a impressora evita acidentes que sujem o ambiente de trabalho, já que não utiliza tintas nem pó, liberados por equipamentos que usam toner. As folhas utilizadas pelo equipamento precisam ser especiais, as utilizadas pela PrePeat não são feitas de celulose, mas de uma película de PET, assim, a impressora utiliza um sistema de calor controlado que pode escurecer ou clarear o papel. Para manter os detalhes da impressão, o cabeçote funciona como uma agulha térmica.

A impressora, que custa 500 mil yenes, o equivalente a pouco mais de R$10.200, não está disponível para compra no Brasil. O papel utilizado nela também é bastante caro - um pacote com mil folhas custa em média seis mil reais. O valor se justifica por quantas vezes o material pode ser reaproveitado.

Assista a um vídeo mostrando o funcionamento da impressora:

COMENTÁRIOS dos leitores