Zynga culpa Facebook por trimestre ruim
Após queda nas ações, Zynga diz que sistema do Facebook privilegia jogos novos
A empresa de games sociais Zynga culpou parcialmente o Facebook por seus resultados ruins no último trimestre, que resultaram em uma queda de 40% no valor das suas ações na quarta-feira (25). Em entrevista recente, o COO da desenvolvedora responsável por título como FarmVille, John Schappert, disse que as mudanças na plataforma do Facebook, para favorecer novos jogos em vez do compromisso com títulos em tempo real, afetou os seus principais games.
Vale notar que os usuários ativos diários dos games do ecossistema do Facebook caíram em 16% no trimestre, chegando a 141 milhões. A queda foi maior entre os principais jogos da companhia, ficando em 34% negativos. Em comparação, os usuários ativos por dia do Facebook tiveram alta de 29% no primeiro trimestre do ano, alcançando 168 milhões.
Por causa dos resultados ruins, a companhia diminui sua previsão financeira para 2012. Além das mudanças no Facebook, os outros “vilões” para queda incluem o atraso da companhia em lançar novos títulos e as expectativas menores com o jogo “Draw Something”, que tornou-se parte do catálogo da Zynga após a companhia comprar a desenvolvedora responsável OMGPOP.
Na semana passada, a Zynga informou rendimentos de 332 milhões de dólares, 19% acima do registrado no mesmo trimestre de 2011. No entanto, a empresa registrou no mesmo período um prejuízo líquido de 22,8 milhões de dólares contra 1,4 milhão de lucro no mesmo período do ano anterior.