Facebook tem 83 milhões de perfis falsos
Número representa quase 10% das contas da rede social
O Facebook admitiu que mais de 83 milhões de seus usuários são de perfis falsos, quantidade que representa 8,7% das 955 milhões de contas que existem na rede social. A maioria desses perfis são de pessoas com mais de uma conta (4,8%), seguido por pessoas classificadas como "classificada incorretamente" (2,4%), ou perfis criados para empresas ou entidades não humanas, como animais de estimação.
O Facebook também declarou que 1,5% de seus usuários são classificados como "indesejáveis", ou seja, perfis criados para violar as regras da rede social, como o envio de spams. A companhia vem sofrendo pressões de anunciantes que estão questionando o valor de seu modelo de negócios, que é medido pela quantidade de usuários que "curtem" suas páginas. Os mesmos querem que o Facebook prove que os cliques vêm de pessoas reais. "Uma maioria substancial de nosso lucro vem de anunciantes. Sua perda ou redução prejudicaria seriamente nosso negócio", disse o comunicado da rede social.
POLÊMICA
Segundo reportagem da BBC, a empresa Limited Press, especializada em distribuição digital, afirmou ter chegado à conclusão de que 80% dos cliques que sua página no Facebook recebe vêm de usuários falsos.
"Robôs estavam acessando as páginas e elevando os custos de publicidade. Contactamos o Facebook, mas não tivemos resposta", disse a empresa, em um comunicado de sua página. "Sabemos de quem são os robôs? Não. Estamos acusando o Facebook de usar robôs para aumentar os custos publicitários? Não. É estranho? Sim", finalizava.
Desde então, a empresa removeu o comunidade e afirmou estar que irá analisar junto ao Facebook a real motivação do caso.