Sharp demitirá 2 mil pessoas no Japão
A Sharp, fabricante de LCD e painéis para TV, anunciou hoje (28/8) o corte de 2 mil postos de trabalho no Japão, o que representa cerca de 6% da sua força de trabalho local. A iniciativa é parte de um processo de reestruturação em curso, afirma.
A empresa disse que a redução de pessoal acontecerá por meio de um programa de aposentadoria voluntário, oferecido pela Sharp e suas principais subsidiárias durante as duas primeiras semanas de novembro, com os selecionados oficialmente se aposentando em dezembro.
Nos últimos meses, a Sharp tem lutando para fortalecer suas finanças, uma vez que enfrenta prejuízos operacionais. A empresa, que foi prejudicada pela queda dos preços de painéis LCD e TVs, disse em março que havia chegado a um acordo para vender uma participação de 10% para o Foxconn Technology Group.
Mas ações da companhia cairam drasticamente depois que o negócio foi anunciado, atingindo menos de metade do seu valor original e colocou o negócio em dúvida.
O The Nikkei, maior jornal de negócios do Japão, afirmou que a Sharp está negociando com os bancos para empréstimos operacionais adicionais e ponderando a venda de negócios secundários, como a divisão de copiadora.
A empresa baseada em Osaka disse que tinha 30,8 mil empregados no Japão no final de julho, e outros 32,6 mil no exterior. Na semana passado, a empresa anunciou a demissão de 3 mil profissionais no México e na China.