NEC vende participação na joint venture
A NEC vendeu cerca de 230 milhões de dólares em ações oriundas da joint venture que mantinha com a fabricante de computadores chinesa Lenovo. A união aconteceu no ano passado com o objetivo de produzir PCs no Japão.
A venda, efetuada a uma empresa de valores mobiliários no Japão, foi efetuada puramente por motivos financeiros e não vai mudar a relação de negócios entre as empresas, disse Joseph Jasper, um porta-voz da NEC, nesta quarta-feira (5/9). A NEC perdeu 110 bilhões de ienes, ou cerca de 1,4 bilhão de dólares, no
último ano fiscal e quer registrar lucro de 20 bilhões de ienes agora. "Não haverá impacto em qualquer um dos contratos existentes ou futuros planos da joint venture", disse Jasper.
A joint venture NEC-Lenovo, formada no ano passado, é focada em computadores pessoais e tem cerca de 25% de participação do mercado japonês, de acordo com um relatório da consultoria IDC no trimestre abril-junho. A Fujitsu ocupa a segunda posição com 15%.
As empresas anunciaram que iriam formar a joint venture em janeiro do ano passado, com a Lenovo tendo a maior participação nos negócios, com 51%, e a NEC com 49%. Como parte do acordo, a NEC adquiriu cerca de 281 milhões de ações, que hoje valem cerca de 175 milhões de dólares.
O acordo original previa que a NEC manteria as ações por pelo menos dois anos, mas a Lenovo renunciou a esse requisito justificando "necessidades de financiamento da NEC", e da relação comercial entre as duas empresas, disse em comunicado divulgado na terça-feira para a bolsa de Hong Kong onde suas ações estão listadas.
A NEC, que vende computadores sob as marcas Valuestar e LaVie, já foi líder de mercado, mas foi incapaz de obter lucro quando firmou o acordo em 2011. A joint venture tem ajudado a empresa a ter acesso mais barato a suprimentos chineses e de fabricação, oferecendo, por sua vez, à Lenovo acesso ao mercado japonês, que muitas vezes exige complicadas relações com grandes varejistas e fornecedores.
Os computadores feitos pela joint venture são montados no Japão e vendidos sob as marcas NEC. A Lenovo também comercializa computadores sob sua própria marca ThinkPad no Japão, que é fabricada principalmente na China.