Usuários de torrent podem estar sendo monitorados

Empresas de monitoramente de tráfego podem estar vigiando que conteúdo usuários de clientes de torrent estão baixando

por Carlos S Silvio qui, 06/09/2012 - 00:00

Uma pesquisa da Universidade de Birmingham (Inglaterra) revela que usuários que utilizam a internet para fazer download de conteúdo por torrent, principalmente utilizando o BitTorrent, podem estar sendo monitorados enquanto utilizam o serviço. Segundo a pesquisa, as empresas monitoram os usuários sem diferenciar se os mesmo baixam conteúdo legal ou protegido por direito autoral.

De acordo com Tom Chothia, líder do estudo, qualquer pessoa que utiliza serviços de torrent pode estar sendo monitorada. “Você não precisa baixar uma quantidade grande de arquivos. Caso você comece o download de um arquivo que esteja entre os 100 mais baixados, certamente você será identificado”, afirmou o pesquisador ao jornal britânico Daily Telegraph.

Ainda segundo a pesquisa, existem mais de dez empresas que monitoram o tráfego de conteúdo, algumas financiadas por associações de gravadoras e estúdios de cinema. Porém o estudo é claro em afirmar que é impossível dizer se as informações obtidas estão sendo utilizadas contra os usuários. Responsáveis pela pesquisa levantam a hipótese de que esses dados podem ser usados como evidências em processos futuros.

A pesquisa identificou dois tipos de monitoramento. O primeiro, chamado de monitoramento indireto, faz uso de algumas evidências, como o endereço de IP, para descobrir um computador que fez download ou upload de um arquivo. Já no método direto, a agência faz o acompanhamento de dentro da rede e participa do tráfego. A opção levanta resultados mais precisos, porém dificilmente consegue comprovar piratria.

Um total de dez organizações foram encontradas monitorando usuários na pesquisa, algumas tentaram disfarçar suas intenções, enquanto outras alegaram serem empresas de segurança. 

COMENTÁRIOS dos leitores