Serviços de TV paga no Brasil crescem 2,16% em agosto
As operadoras de TV por assinatura conquistaram 319,5 mil novos assinantes em agosto, com aumento de 2,16% em comparação com o número de adições registrado em julho. Agora o serviço está presente em mais de 15,1 milhões de lares brasileiros, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O crescimento do setor representa uma evolução de 30% em comparação com agosto de 2011. Em um ano foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas.
Ao levar em conta o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, os Serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximadamente 50 milhões de brasileiros.
Esses serviços são prestados por diferentes tecnologias como cabo, distribuição de sinais multiponto multicanal - MMDS), pela faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA) e satélite.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,8% dos assinantes. Em agosto de 2011, os serviços DTH representavam 52% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 45,7% de market share.
Em agosto de 2012, o DTH, com a adição de 254,2 mil assinantes, cresceu 2,9%. O universo de usuários que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de quase 75 mil novas assinaturas - crescimento de 1,3% em agosto. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 9,7 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 5,4% de sua base.