AMD adota estratégia para recuperar mercado de servidores
Para recuperar-se no mercado de servidores, a AMD adotou uma estratégia agressiva, que inclui chips x86 em 2014 e melhorias contínuas para seus chips Opteron.
A empresa introduziu recentemente dois processadores de baixa potência Opteron, que são projetados para uso em servidores de cloud e processos de transações web. A ação é voltada para servidores de médio porte, e inclui nove novos Opteron 4300 e 3300 chips para servidores x86.
Segundo a empresa, os novos chips podem ser usados na linha da AMD SeaMicro de servidores densos, que agora usam o Opteron 4200 e 3200 fichas, introduzidos no final do ano passado. Os novos chips oferecem um aumento de desempenho médio de 15% e consomem menos energia.
O objetivo da AMD é combinar processadores x86 e ARM em servidores. No mês passado, a AMD Opteron 6300 introduziu chips para servidores midrange e high-end.
A AMD obteve participação de 4,5% do mercado de servidores x86 no terceiro trimestre deste ano, ante 5,2% no mesmo trimestre do ano passado, segundo a Mercury Research. A quota de mercado restante pertence à Intel.